terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Conhecendo a UERJ

Qualidade em ensino, pesquisa e extensão é a marca da UERJ. A UERJ foi criada no dia 4 de dezembro de 1950. Firmou-se ao longo de meio século, como centro de excelência em ensino superior no Estado do Rio de Janeiro. Hoje, graças ao investimento em atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UERJ dispõe de cursos de: graduação, pós-graduação Stricto sensu, especialização Lato sensu e projetos de extensão.

Para atender melhor aos alunos, existem programas de bolsas de estudos e estágios, além de serviços que auxiliam o aprendizado, como a Rede Sirius de bibliotecas. Já os docentes são estimulados a participar de programas de mestrado, doutorado, e pós-doutorado, com bolsas de estudo pagas com recursos da própria Instituição e com os das principais agências de fomento à pesquisado país. Os servidores técnico-administrativos também encontram oportunidades para se aprimorarem, por intermédio de iniciativas como o Invest UERJ e PROCASE, um programa que permite complementar a formação educacional durante o horário de trabalho.

O espaço físico da UERJ constitui-se do campus Maracanã e mais cinco campi regionais: Duque de Caxias (FEBF), São Gonçalo (FFP), Nova Friburgo (IPRJ), Resende (FAT) e Ilha Grande (CEADS).

Há também o CAP/UERJ, que funciona como escola de Ensino Fundamental e Médio, campo para estágio de alunos das licenciaturas e centro de avaliação de novos métodos educacionais.
O Ginásio Esportivo do Campus Maracanã, vinculado ao Instituto de Educação Física e Desporto(IEFD), além de utilizado pelo IEFD, atende às comunidades interna e externa, como a escolinha de esporte e ginástica. No ginásio também são realizados Jogos Universitários e Olimpíadas.

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), além de oferecer oportunidades de aprendizado a estudantes e profissionais, presta um grande serviço à população, atendendo em média 30 mil pessoas por mês.

Diversas atividades culturais são desenvolvidas pela UERJ. O Departamento Cultural (DECULT) promove oficinas de criação artística e administra dois teatros: o Noel Rosa e o Odylo Costa Filho. Há, ainda, a Concha Acústica, com capacidade para mais de três mil pessoas, e três espaços para exposições: a Galeria Cândido Portinari, a do Centro Cultural e a da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário